Antes de começarmos qualquer projeto é natural o planejamento de tal façanha para que possamos executar as etapas de acordo com o que foi planejado. O cronograma de TCC monografia é uma ferramenta indispensável para este momento.
Nos trabalhos acadêmicos o Cronograma de TCC Monografia é uma ferramenta fundamental para tal objetivo, independente da universidade na qual você faça parte ou a qual curso pertença.
Imagine a construção de um edifício de 50 andares já pronta. Agora imagine o passo a passo dessa construção em pequenas etapas, desde o fundamento (os engenheiros que me corrijam) até a instalação da antena mais alta no topo do prédio.
Para que a construção seja de fato realizada há um planejamento que determina que cada etapa deve necessariamente anteceder uma etapa posterior.
O alicerce do empreendimento é projetado para iniciar e dar base as demais etapas do projeto. Ou seja, há uma lógica estruturada por trás de todo planejamento.
Neste sentido enxergamos o cronograma de tcc monografia como uma bússola para o aluno materializar o seu trabalho. Assim como o balizador de como o trabalho está sendo construído e sua evolução ao longo de um determinado período.
Iremos discutir os benefícios e especificidades do Cronograma de Trabalho Acadêmico nos termos de uma visão mais objetiva aos alunos universitários.
Ao final do artigo é possível acessar o vídeo de nosso canal no Youtube com este mesmo conteúdo explicando o passo a passo para utilizar esta ferramenta.
O que é um Cronograma de TCC Monografia?
Assim como a simplicidade do seu uso a sua definição também é muito clara, pois o sentido final dessa ferramenta é transformar o seu trabalho o mais simples possível.
O cronograma de trabalho acadêmico nada mais é que um mapa de etapas e prazos para que tais etapas sejam executadas dentro de um espaço de tempo pré-determinado.
O seu intuito é mostrar visualmente o desenvolvimento do projeto ao aluno a partir de um mapa estruturado de etapas a serem cumpridas até a conclusão do TCC.
O Cronograma de TCC Monografia não é uma exclusividade do mundo acadêmico e tão pouco foi criado neste universo.
Sabe-se que na área de planejamento estratégico há muito tempo se discute o conceito do mapa estratégico para a visualização sistêmica do processo de um projeto.
Na área de pesquisa acadêmica é bastante utilizado pelos pesquisadores mais experientes, aqueles que sabem o quanto é difícil planejar e executar uma pesquisa acadêmica.
O cronograma de TCC Monografia também pode ser descrito como o passo a passo para a criação do seu trabalho. Não no sentido de explicitação dos passos, e sim no sentido da composição das etapas a serem cumpridas no determinado processo.
Mas, além disso, ele é basicamente o manual de etapas distribuídas em uma linha do tempo na qual você irá buscar o seu objetivo final, a conclusão do seu TCC. Ao menos é isso o que todos nós esperamos com o seu uso.
Cronograma de TCC Monografia, algo simples e Poderoso
A primeira vez que me deparei com algo parecido com um cronograma de projeto foi antes mesmo da universidade, em um curso de empreendedorismo que realizei pelo SEBRAE.
Na universidade quanto tive o primeiro contato com a ferramenta eu já estava familiarizado e logo comecei a colocar em prática em trabalhos menores já pensando no TCC lá na frente.
Implicitamente acreditava que por se tratar de algo simples e poderoso para o desenvolvimento de um trabalho a maioria dos alunos a utilizavam como ferramenta de criação de projetos.
Mas na verdade as únicas pessoas que faziam uso do cronograma de TCC Monografia que eu conheci na universidade eram aquelas envolvidas com pesquisas acadêmicas (a turma do mestrado).
Ao passo que fui atravessando a metade do curso e conhecendo graduandos que estavam em processo de criação dos seus TCCs descobri que 9 em cada 10 não utilizavam esta ferramenta.
Dado que pra mim foi o estalo que despertou esta ideia de identificar os principais problemas que impediam as pessoas de realizarem uma tarefa acadêmica maior, como o TCC.
Em uma pesquisa informal recente descobri que essa proporção basicamente se mantém dentro dos centros acadêmicos. O que nos faz refletir sempre sobre metodologia de ensino nas Universidades do nosso país.
O quadro de cronograma de trabalho acadêmico mostra-se como uma base para não apenas um simples trabalho acadêmico, mas também como um início para uma prática de planejamento em projetos profissionais. Ou você acha que no mercado tudo acontece aleatoriamente?
O cronograma de tcc monografia é algo simples e poderosos que qualquer um pode utilizar. Por este motivo neste artigo você vai não só ter acesso ao cronograma de trabalho acadêmico como também irá aprender a utiliza-lo.
Com a sua prática você vai poder constatar que algo tão fácil e simples de se gerenciar terá um impacto enorme em sua produtividade.
Além disso você estará tendo acesso a um método que pode ser adaptado a qualquer projeto em sua vida, seja pessoal ou profissional.
Principais Características do Cronograma
O cronograma que você terá acesso neste artigo é voltado para trabalhos de conclusão de curso TCC.
Se a sua demanda for por cronogramas de projetos maiores você pode, utilizando os conceitos trabalhados aqui, modificar o modelo e adapta-lo às suas necessidades de projeto.
O cronograma de tcc monografia pode ser utilizado em planilhas ou em quadros ou qualquer outro meio físico. Ou seja, ele é um camaleão se você souber como aproveitar bem e da melhor maneira possível.
Eu particularmente sou adepto das planilhas, mas acredito que você plotar o cronograma em um quadro branco no qual você pode visualizar todos os dias é um impulso muito mais forte para lhe motivar
Eu utilizo esta estratégia com outros projetos, principalmente os que envolvem etapas que são desenvolvidas ou gerenciadas em grupo, mas isso é tema para um outro artigo.
Se for utilizar o cronograma no quadro lembre-se de utilizar canetas específicas de quadro branco, aquelas que se apagam.
Caso queira fazer o quadro em um papel desenhe as linhas com caneta e o preenchimento faça com um lápis, pois o TCC ou qualquer outro trabalho acadêmico costuma mudar muito no decorrer do projeto.
Lembre-se que nada aqui é estático, tudo só depende das suas demandas específicas.
Neste caso, sendo o seu TCC um projeto dinâmico, fique sempre atento às modificações necessárias a fim de adaptar o seu cronograma às demandas do seu trabalho.
Passo a Passo Para Criação e Edição do Cronograma
Antes de começarmos o passo a passo apresentando as partes do cronograma você pode conferir o nosso vídeo no youtube explicando algumas partes desta ferramenta.
Talvez apenas com o vídeo você possa compreender por completo a funcionalidade desta ferramenta.
Primeiro faça o download do modelo de cronograma de tcc monografia neste link. O download é gratuito e livre de bloqueadores de link.
Caso o conteúdo esteja protegido é só solicitar o acesso à nossa equipe. Geralmente liberamos o acesso em menos de uma hora.
Ao fazer o download do material e executar o arquivo você terá a tela a seguir.
Tela inicial modelo cronograma de tcc monografia
Nesta tela inicial você pode observar o panorama geral no cronograma. Nele você tem um quadro a esquerda com linhas separando as etapas e a direita as células indicando os prazos relacionas às etapas.
Observe que os prazos estão divididos em períodos de 15 dias. Por este motivo vê-se os meses em duas partes.
Aqui já te adiantamos que você pode fracionar estes períodos em menor ou maior número. Geralmente os alunos utilizam os períodos de 10 e 15 dias por não serem tão longos ou tão curtos quando se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso.
Lembre-se que esta é uma ferramenta altamente flexível.
Alguns pesquisadores trabalham com períodos de 10 dias e outros com períodos de 30 dias. Esta configuração vai depender muito das características do trabalho.
No sentido geral do cronograma a ideia é plotar uma etapa e estabelecer o prazo para execução desta etapa, o fator visual aqui é o que determina o sucesso da ferramenta.
Observe que a pesquisa de orientação (linha 5) tem como prazo o mês de fevereiro. Coloca-se um X na tabela demonstrando a intenção de realizar aquela etapa.
De mesmo modo temos a coleta de dados (linha 11) se iniciando na segunda quinzena de junho e indo até a segunda quinzena de setembro.
Ao passo que você vai construindo a plotagem das etapas e desenvolvendo o trabalho é interessante utilizar um esquema de cores para as etapas.
Sugerimos algumas cores em nosso modelo já pronto, contudo nada impede que você utilize suas próprias lógicas de cores para desenvolver seu cronograma.
Desse modo vai ser possível identificar etapas e ou processos que podem estar atrasando o trabalho de acordo com a sua própria lógica de visualização em plano.
Ou seja, você pode e tem a liberdade de adaptar quase tudo nesta ferramenta para que fique de acordo com o que, de fato, funciona para você.
Observe agora um possível trabalho em andamento.
Modelo de trabalho cronograma tcc em andamento até o mês de maio. (referência para a tabela anterior)
Na imagem acima estamos supondo que já entramos na segunda metade do mês de maio e que algumas etapas, como pesquisa de orientação e levantamento de informações preliminares, já foram concluídas.
Já nas etapas de pesquisa ampla, revisão bibliográfica e apresentação do projeto as etapas estão apresentadas como em andamento, atrasada e muito atrasada, respectivamente.
A configuração e o preenchimento é o aluno quem faz. Mas, cuidado, siga a risca as datas para não postergar etapas e embaralhar o processo do Trabalho de Conclusão de Curso.
Gerenciamento das Etapas do Cronograma
Na imagem a seguir temos uma ordem de etapas que pode e deve ser criada de acordo com as fazes do trabalho. Tenha o cuidado de preencher estas etapas de acordo com as reais necessidades do projeto para não fracionar muito o processo.
Bloco de Etapas do Cronograma
Na imagem a seguir você tem a visão do quadro de preenchimento de tarefas.
Quadro de gerenciamento das tarefas Cronograma de trabalho acadêmico
Nele você vai distribuir os períodos nos quais as partes do TCC Monografia ou qualquer outro trabalho acadêmico será feito.
O quadro está distribuído dos meses de fevereiro à dezembro. Mas lembre-se de que este é apenas um modelo. Os pesos aos períodos serão dados por você.
Se tiver alguma dúvida quanto à aplicação do tempo dado para cada tarefa faça isso com o seu orientador após a conclusão da etapa inicial.
A dica que damos é que se o trabalho for em um espaço de tempo menor, como em três meses, por exemplo, reduza a fração do tempo para 10 dias ou menos.
Já se o projeto exigir mais de 6 meses utilize o fracionamento de 15 ou mais. Contudo, isso já mais é uma regra e sim uma indicação.
O preenchimento dos X, que sãos períodos no tempo que a tarefa será realizada, é a parte mais importante desta ferramenta de cronograma de tcc monografia (em termos visuais).
Isto porque você deve obrigatoriamente ponderar os períodos de acordo com o peso de cada um.
Observe que para pesquisa de um orientador utilizamos apenas dois períodos de 15 dias. Já para coleta de dados foi utilizado 7 períodos de 15 dias (dois meses e meio).
Você concorda que conseguir um orientador é muito mais fácil que executar uma pesquisa, seja ela qual for.
Bloco de anotações
Por último temos uma planilha paralela chamada de observações, ou anotações.
Esta parte serve para que possamos descrever possíveis observações das etapas a fim de poder concluí-las posteriormente. Observe na figura a seguir.
Bloco de anotações cronograma de tcc e monografia.
Como você pode observar é muito simples editar e criar o seu próprio cronograma de TCC Monografia sem muitas dificuldades.
É um processo rápido, já que agora você dispõe de um modelo de cronograma de tcc, e simples do ponto de vista da criação.
Não deixe de montar o seu cronograma de tcc monografia antes de iniciar as suas pesquisas. Esta é uma etapa que deve necessariamente ser feita antes do desenvolvimento do trabalho em si.
É de fundamental importância para o resto do projeto você saber o que vai faze e quando vai fazer. Caso contrário o seu projeto de pesquisa tende a fracassar de um jeito ou de outro.
Se você está com algum tipo de dificuldade em plotar o seu cronograma de tcc monografia fique à vontade para entrar em contato conosco a partir da nossa página de contato.
Ou se quiser pode novamente revisar as suas funcionalidades através do nosso vídeo no youtube.
Também temos algumas dicas de ferramentas e soluções para que você possa impulsionar o seu trabalho de conclusão de curso em diversas frentes e em variados métodos e modelos de desenvolvimento.
A primeira ferramenta é o Monografis, um dos maiores programas de orientação de TCC para graduandos do Brasil. Nele você vai encontrar ferramentas de criação de TCC no pré-projeto à defesa.
Já o projeto TCC Sem Drama conta com um modelo incrível de orientação diretamente com Mario Quintela, autor do projeto, que apoia a criação ativa das fases e etapas de um TCC e Monografia.
Se você quer algo mais independente a melhor ferramenta de estudos para criar o seu tcc monografia é o TCC Em Blocos. Nele você tem todas as ferramentas para criar o seu trabalho passo a passo.
Conclusão
Desenvolver seu cronograma de tcc monografia pode ser um verdadeiro salto na velocidade e na qualidade do seu trabalho de conclusão de curso.
É um método simples que muitos alunos nunca utilizaram. Isto porque o próprio sistema acadêmico é pouco amigável para este tipo de projeto.
Fazer uso de tais ferramentas para aumentar a sua produtividade é algo que deve não apenas ser aprendido como também deve ser replicado em sua vida profissional.
A prática muitas vezes nos cobra caro pelo fato de não termos tanta convicção dela, consequência muitas vezes resultante da notoriedade teórica enfatizada pela academia.
Portanto, comece a aprender utilizar não apenas o cronograma de tcc monografia como também outras ferramentas de produtividade para o seu dia a dia e para a vida.
Neste artigo falamos exatamente sobre esta importância da produtividade na construção de um tcc e monografia. Além de mostrarmos como é simples e muito básico utilizar o cronograma na produção do seu trabalho.
Trouxemos também a ênfase da objetividade dentro do universo acadêmico e a resistência teórica às ações práticas e diretivas dentro desse universo.