A citação direta em tcc e monografia é um recurso muito utilizado e bastante importante na construção de um trabalho acadêmico.
A sustentação fundamentalista de um trabalho depende do referencial aplicado ao mesmo, o que, por sua vez, depende de uma boa argumentação baseada em outras obras.
Neste sentido, a citação direta em tcc e monografia depende e muito da capacidade de o autor saber harmonizar a capacidade de coordenação no corpo do texto.
Antes de discorrermos mais um pouco sobre o aspecto da citação direta em tcc e monografia você pode consultar o vídeo abaixo no qual demonstra de maneira didática e simples como utilizar essa norma ABNT.
Vamos discutir também os assuntos relacionado à aplicação desta ferramenta, que na verdade é uma norma ABNT aplicada a qualquer trabalho acadêmico que seja desenvolvido.
Outro ponto a ser observado é a utilização dessa norma no decorrer do trabalho a fim de que a mesma não possa ser excessivamente presente dentro do contexto do seu TCC, monografia ou qualquer outro trabalho que utilize às normas científicas.
Citação Direta em TCC e Monografia: como utilizar corretamente
Depois de ver o vídeo você pode estar se pensando que a citação direta é o santo graal dos trabalhos acadêmicos (ao menos foi isso que pensei quando vi pela primeira vez).
E ela pode até ser, caso você saiba utilizar de maneira correta! Isto é, utilizar esta norma de maneira adequada ao perfil do seu trabalho de conclusão de curso.
Contudo, não é isso o que acontece com muitos alunos. O excesso de citação direta e a distorção de sentido em textos tira muitos pontos de um TCC.
Por experiência, capítulos com mais de 10 citações diretas já devem se repensados ou reajustados. As bancas não gostam de ver muitas citações diretas, a estética e o discurso do texto agradecem.
Evite muitas citações diretas e modifique-as para citações indiretas, caso seja possível. De fato, o texto com excesso de citações fica travado e contundente do ponto de vista da linguística.
Um texto com mais citações indiretas tem uma leitura muito mais limpa e harmoniosa. Isso não é apenas estético, é prático e vale a sua “cabeça” no TCC.
Citações indiretas tornam o texto um pouco mais elegante, pois ao fazer este tipo de citação há no contexto implícito a perspectiva de que sua compreensão a respeito do tema é bem mais profunda. Por este motivo amigo estudante, certifique-se de amenizar o uso de citações diretas e utilize-as apenas quando necessário.