Com certeza se você é estudante em algum momento já se pegou pensando em como utilizar APUD em TCC e Monografia. É uma dúvida muito recorrente por envolver aspectos técnicos e perceptivos dentro do universo acadêmico.
Esta parte técnica associada às normas ABNT é constantemente tema de muita polêmica no meio acadêmico por ter viéses clássicos em se tratando de normatização acadêmica.
Seja pela visão mais conservadora da academia, seja através da análise mais aberta dos artigos explicativos o Apud é, de fato, uma ferramenta interessante a se observar.
Lembramos que saber como utilizar APUD não é necessariamente algo positivo ou negativo em si. Até porque refere-se a uso da norma culta da linguagem e das normas ABNT. Nesses termos não vem ao caso a questão da sua aplicação técnica.
Neste artigo baseado em nosso vídeo no Youtube sobre como utilizar Apud em tcc e monografia você verá como é bem simples se utilizar desta técnica em seus trabalhos e artigos acadêmicos.
Nós também iremos comentar um pouco sobre esta regra no sentido polêmico do seu uso dentro dos trabalhos acadêmicos.
É necessário lançar uma luz sobre esta perspectiva a fim de se trazer assuntos “azedos” à tona. Isso mesmo, o polêmico também é necessário para que os alunos possam evoluir sem peso na consciência.
Afinal, Apud em TCC e Monografia, o que é?
Ao pé da letra, apud, nos termos acadêmicas, significa que você está utilizando uma citação de outra citação.
Mais especificamente você refere-se ao contexto do trabalho acadêmico, como um tcc, monografia, artigo ou qualquer outro como “Citado Por” ou “Conforme”.
Neste contexto, você cita alguém “citado por” ou “conforme” outro ou outros autores dentro do seu trabalho, independente de ser um tcc, monografia, artigo científico etc.
Identificar o jeito correto de como utilizar Apud é o grande problema deste elemento ABNT. Porém, o jeito correto muitas vezes pode ser confundido com o time correto do uso dessa ferramenta.
Isso porque não é a sua objetividade que esconde o perigo do seu uso, e sim a sua enorme subjetividade externa ao trabalho.
Por que o APUD é Tão Rejeitado ou Polêmico?
Como introduzido no tópico anterior, o Apud é um tópico muito polêmico no meio acadêmico e até mesmo fora dele. Anteriormente já falei sobre time e isso é muito importante no sentido geral da explanação do trabalho como um todo.
Nós mesmo, do Grupo TCC Na Prática, orientamos os graduandos a utilizar apud apenas em extrema necessidade.
Isso porque, de fato, um texto distribuído com muitos elementos de APUD não é considerado algo bem encorpado. Melhor dizendo, não é tão autêntico do ponto de vista do padrão de escrita de trabalho acadêmico.
Em um Tcc de 50 páginas, por exemplo, indicamos utilizar, no máximo, três referências desse gênero. Observe que é no máximo, se possível não utilizar nenhuma. Se for usar, só em última opção.
Alguns orientadores vão além e proíbem o uso do Apud nos trabalhos dos seus alunos quando consideram temas muito amplos como a “Evolução do Dieito Administrativo”, por exemplo.
Perceba que este é um tema clássico em nosso país e que há muitas obras desenvolvidas ao longo do tempo acerca do conteúdo.
As bancas também não veem o Apud com bons olhos. Já vi, inclusive, correções do tipo “VOCÊ NÃO BUSCOU TEXTOS ORIGINAIS”. Pois é, isso acontece e não é pouco.
Em suma, o Apud em excesso indica que você não pesquisou a origem das informações. E, de fato, em quase todas as ocasiões que nos deparamos com APUD isso é verdade, o escritor quase sempre está em busca de facilidade e literalmente pula o conteúdo original.
Isso passa a ideia de que você apenas copiou e colou pesquisas já mastigadas sem se aprofundar um pouco mais no assunto, autor, áreas etc. Na verdade, não passa a ideia, é apenas o que acontece quase sempre como dito anteriormente.
A sua polêmica e rejeição é nesse sentido de que o seu uso em grande quantidade traz uma percepção de que não houve uma correta busca for conteúdo de referência para o trabalho. Em suma, apud de mais significa que o autor pesquisou conteúdos originais de menos.
Então, Como Utilizar o APUD de Maneira Correta?
Saber como utilizar o Apud parece não ser a melhor pergunta para o nosso tema. Isto levando em conta o que já discutimos até aqui em termos de volume de pesquisa e time de uso dentro do contexto do trabalho.
Saber como NÃO utilizar o Apud provavelmente seria a pergunta mais adequada ao seu trabalho. Muitos alunos descobrem que esta é a pergunta mais importante para o momentum do seus trabalhos.
Apud seve ser utilizado quando a fonte original do conhecimento está inviável física e digitalmente. Isto é, quando a fonte original é muito inacessível de forma a não podermos ver ou ter acesso ao conteúdo original.
Imagine procurar uma obra do “Desenvolvimento Agrário da América do Sul nos anos 1790 a 1850”, com certeza vai ser difícil.
Ou seja, quando realmente você não tem acesso ao material e há barreiras para encontrar o mesmo o APUD deve ser utilizado. Lembre-se de que é necessário esgotar algumas tentativas antes de fazer este tipo de direcionamento.
Caso haja questionamento sobre o uso do Apud em seus trabalhos você pode simplesmente rebater com essa resposta do conteúdo inacessível. Porém, ressalte o fato de que foi pesquisada a fonte original em diversos canais e locais dentro do possível.
Não invente, não enrole, orientadores e bancas sabem muito bem quais conteúdos apresentam mais dificuldade de serem encontrados. Isto mesmo, não queira ser o “mais esperto da sala” e dar uma baila na banca.
Neste vídeo nós mostramos como utilizar o Apud em TCC e Monografia, além de qualquer outro trabalho acadêmico.
Nele nós resumimos o que está disposto aqui neste artigo de forma suscita e bem objetiva para não haver quaisquer dúvidas sobre o que está sendo utilizado em se tratando de APUD.
Conclusão
Evite o Apud, mas use-o se for necessário. Se fosse dar algum conselho sobre apud a alguém seria isso que poderíamos dizer para que todos, aluno e o trabalho, saíssem ganhando.
Isto quer dizer que se realmente você não encontrar a fonte original do conteúdo por que então não usar?
Vá em frente e argumente perante a banca e perante a orientação o uso do termo em seu trabalho. Isto é, se for válido e definitivamente fundamentado nos termos de sentido global de pesquisa.
Não tenha medo de utilizar o Apud, mas também não exagere. A banca e os orientadores mais atentos capturam a falta de vontade em pesquisar e as correções costumam ser pesadas.
Além disso também pesa o fato de que o trabalho escrito pode se tornar maçante e literalmente chato de ser lido e difícil de ser interpretado.
Utilizar apud em tcc e monografia definitivamente não é o ideal para que tem pouca ou nenhuma experiência com trabalho acadêmico. Finalizamos com esta afirmação e lembrado que se precisar de ajuda pode contar conosco para desenvolver seu TCC.