Nós sempre batemos na mesma tecla de que o tempo é um recurso limitado e é necessário otimiza-lo para que os seus objetivos sejam alcançados. Nesse sentido, criar fichamento e resumo para tcc pode ser uma excelente ferramenta para impulsionar seu trabalho.
A construção de um TCC não é tão diferente de qualquer outro projeto de estudos como, por exemplo, estudos para concurso ou o desenvolvimento de uma pesquisa de mercado.
Ambos exigem praticidade e, é claro, muita dinâmica na hora da criação, ou você vai perder um tempo valioso em algo que poderia ser feito de maneira eficiente.
A eficiência e eficácia, aliás, conjugam o que chamamos de efetividade de desempenho. E o fichamento e resumo para TCC é uma ferramenta que vai proporcionar ao estudante a tão sonhada efetividade no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.
O Fichamento e Resumo Para TCC não é a solução para um trabalho mais rápido ou de mais qualidade. Esta ferramenta compõe um rol de outros meios e métodos que podem acelerar o seu trabalho, assim como torna-lo de muito mais qualidade.
Ou seja, você pode utiliza-la conjuntamente com outras técnicas e ferramentas para acelerar os seus estudos. Para isso nós também indicamos o desenvolvimento do tão conhecido quadro conceitual que iremos falar mais a frente.
Você pode navegar pelo site e encontrar outras diversas ferramentas, dicas e insights que podem, literalmente, aumentar a qualidade do seu trabalho e acelera-lo em até 3x ou mais a depender de sua dedicação e qualidade no desenvolvimento do seu TCC.
Neste artigo nós iremos te mostrar como criar e utilizar o fichamento e resumo para tcc dentro da lógica do quadro conceitual. Isto pressupõe o uso da ferramenta e a construção do seu projeto de trabalho de conclusão de curso. Vamos lá?
Fichamento e Resumo Para TCC: o que é e para que serve?
Baixe aqui seu modelo de Quadro Conceitual e começe a editar
Provavelmente boa parte das pessoas que irão ler este artigo já sabem criar um fichamento e resumo para TCC. Isso porque estão a fazer este tipo de método desde o ensino médio ou até mesmo ensino fundamental.
Porém, se você ainda não conhece a ferramenta fique despreocupado, nós iremos resumir do que se trata para que todos os leitores fiquem conectados com esta estratégia tão utilizada em trabalhos e projetos científicos.
Basicamente o fichamento e resumo para tcc é um quadro no qual o aluno vai anotar ou copiar as principais partes de um texto, áudio, vídeo etc. É realmente um modelo de resumo no qual o aluno ou pesquisador vai anotando os pontos principais de sua leitura.
Para agregar valor a esta metodologia e maximizar a qualidade e o tempo do seu projeto se usa a ferramenta chamada de quadro conceitual para desenvolver o seu fichamento.
Algumas pessoas gostam de diferenciar o fichamento do resumo, mas considero ambos com a mesma finalidade e prefiro diferenciar os seus subtipos, principalmente se tratando de um TCC.
Isso porque o principal foco do TCC não é aprender tudo o que você ler nos documentos que apoiarão os seus estudos, e sim identificar pontos centrais que podem fazer parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Você pode literalmente acelerar em até 2x esta parte do TCC. Veja como neste outro artigo! Levando isto em consideração temos dois tipos de resumo para TCC baseados na “ferramenta” do quadro conceitual.
Resumo Direto
Os resumos direitos são citações (tanto diretas quanto indiretas) dos conteúdos pesquisados no período de pesquisa textual. Os resumos diretos servem, principalmente, para apoiar a fundamentação teórica do seu trabalho.
Ou seja, é através desse tipo de resumo que você vai apoiar a fundamentação teórica de todo o seu trabalho. Só em fazer isso, acredite, você estará a frente de mais de 75% dos graduandos em fase de TCC.
Pois é, pouquíssimas pessoas utilizam os fichamentos para o TCC. O que acarreta em um tralho sem método e desorganizado ao ponto de o aluno ter que refazer leituras de capítulos a procura de pontos do trabalho.
Isto é péssimo porque o tempo gasto em releitura poderia ser aproveitado para realizar outros pontos do tcc que exigem atenção e cuidado assim como na pesquisa.
É a partir dos resumos diretos que você vai tirar quase toda fundamentação em citações diretas e indiretas, por isso nem precisa dizer que o resumo direto é o mais importante que pode existir, e também é o que exige mais do estudante.
Este tipo de resumo é um Quadro Conceitual “puro”, ou seja, sem modelos interpretativos. Entenda que esta fase é apenas uma anotação dos conceitos centrais de todo o conteúdo de interesse ao seu trabalho de conclusão de curso.
Mais a frente no tópico em que ensinamos a fazer os resumos você poderá fazer o download de um exemplo de resumo direto e indireto. Também falamos sobre isso aqui no site e também no nosso canal no Youtube.
Resumo Indireto
O resumo indireto é mais utilizado para apoiar o aprendizado do conteúdo estudado. Geralmente tem textos maiores porque o desenvolvimento do texto é de livre interpretação do aluno.
Entenda que não estamos falando aqui de citação indireta e sim de RESUMO DIRETO E INDIRETO, há uma grande diferença entre estes conceitos e espero que você já tenha entendido.
Não costumamos indicar teste tipo de resumo para quem está desenvolvendo o TCC, pois ele se confunde muito com a citação indireta, que as vezes já é o bastante para o aluno interpretar a sua visão sobre um determinado ponto de um tema.
Este modelo é muito utilizado para quem já possui certa experiência em trabalhos científicos e/ou já domina bem tanto a metodologia quanto a ferramenta.
Contudo, você é quem sabe o que quer ou pode fazer. Mas fique atendo, estamos falando de um TCC e é exigido praticidade e qualidade no trabalho. TCC não tem espaços para interpretações distorcidas sobre o assunto estudado.
Lembre-se de que um tcc é apenas um “apanhado” de pesquisas sobre determinado tema e seus possíveis impactos, relevância etc… Por este motivo é fundamental focar apenas nas citações diretas e indiretas baseadas na lógica da leitura e configuração de ajustes de conteúdo para a construção do seu tcc.
Como Criar o Seu Fichamento e Resumo Para TCC
Existem muitos meios de se criar fichamentos e Resumos de estudo. Muitos bons demais e outros que não surtem tanto efeito assim.
Mas aqui o nosso foco é TCC! E pensando neste trabalho que exige muito do aluno nós adotamos o fichamento em quadro, que pode ser o mais adequado para este tipo de trabalho. Fique à vontade para fazer as suas alterações de acordo com as suas necessidades.
Para facilitar mais ainda nós abordaremos uma estrutura simples do fichamento e resumo para tcc. Uma estrutura na qual qualquer aluno possa criar o seu quadro conceitual de acordo com as suas demandas acadêmcias.
Na imagem abaixo você pode ver a figura na qual há um quadro com o tema ou subtema, citação direta ou indireta a esquerda e a direita a fonte (autor).
Se preferir pode fazer o download do modelo de fichamento e resumo para TCC aqui para ir acompanhando o artigo com o documento aberto e se possível já ir criando o quadro de acordo com os conteúdos da sua pesquisa.
Modelo Fichamento e Resumo Para TCC
Observe que não é necessário distinguir as citações diretas das indiretas em lugares diferentes no mesmo quadro. Mas lembre-se sempre de indicar a página nos casos das citações diretas, ou você pode ser prejudicado por plágio.
O Processo para criar os fichamentos é simples, porém necessita de atenção e cautela, principalmente no ponto a que se refere às normatizações de citação.
PASSO 1: leitura dinâmica (leitura superficial identificando onde, possivelmente, estará o conteúdo que você está à procura. É muito fácil identificar estes pontos através dos sumários dos artigos ou livros)
Neste passo 1 ainda não estamos com nosso quadro aberto, é uma etapa apenas de dinâmica de visualização de conteúdo, ou seja, é uma visão panorâmica de onde o conteúdo no qual você está procurando provavelmente está.
PASSO 2: leitura efetiva com marcações no material (nesta etapa o aluno vai fazer as suas leituras marcando direto no material a parte que, possivelmente, será usada para o resumo).
É uma marcação literal do conteúdo pesquisado. Marque do jeito que quiser e que achar que é mais prático para sua dinâmica de estudos, só marque para poder voltar novamente na parte marcada na qual explicaremos na etapa a seguir.
PASSO 3: transcrever as partes que foram destacadas nos textos para o quadro do resumo com citações diretas e indiretas.
Aqui vem algumas observações sobre o fichamento e resumo para tcc que são importantes para que você não cometa erros ao utilizar esta estratégia.
OBSERVAÇÃO 1! Você está criando um TCC e não uma resenha ou resumo de um livro, texto etc. Por isso não saia marcando tudo que vê.
A banca não gosta muito de ver uma enxurrada de citações de um autor em um TCC, salvo as exceções. Por isso, diversifique o seu leque de conteúdo buscando e comparando visões de autores diferentes.
OBSERVAÇÃO 2! Ao iniciar as marcações (passo 2) evite ir diretamente escrevendo as partes (passo 3). Para isso, faça as marcações primeiro e depois escreva o que marcou, isso vai evitar que você perca a concentração no texto e que quebre o ritmo da leitura.
A princípio esta lógica de construção pode parecer mais demorada, porém ela age ao contrário, fazendo com que você só visite o conteúdo de forma contextual apenas uma vez.
Depois que a sua marcação está dentro do quadro conceitual é apenas dinâmica dentro desse próprio quadro que você vai fazer de acordo com o ritmo do seu trabalho de conclusão de curso.
Separe seu Quadro Conceitual Por Assunto
Baixe aqui o seu modelo de quadro conceitual e começe a editar
Para facilitar mais ainda a sua organização na construção do seu tcc é válido separar seus quadros por assunto.
Geralmente um TCC é escrito a partir de um tema geral e de subtemas específicos que pertencem ou circundam este tema geral. São os subtemas do seu trabalho que devem ser separados por quadro.
Por exemplo, um tema geral de Marketing Digital pode conter subtemas como: marketing direto; marketing de conteúdo; mídias sociais entre outros. Todos eles que compõem a base para o tema central podem ter seus próprios quadros. Isto vale para qualquer assunto e qualquer tema estudado.
A separação dos quadros não é uma regra, você pode naturalmente fazer um quadro só de acordo com seu nível de desenvolvimento e organização do seu TCC.
Conclusão
Deu para perceber que é muito simples e super fácil criar o seu fichamento e resumo para TCC. Este método de construção de trabalho de conclusão de curso é muito útil, principalmente na construção de seu referencial.
Faça as suas modificações se necessário e adapte o modelo às suas necessidades. Este fichamento e resumo para tcc, ou quadro conceitual, como queira chamar, é apenas uma direção para você produzir um trabalho com mais efetividade.
Não deixe de compartilhar este artigo com aquele amigo que também está em fase de construção de tcc.
Caso tenha interesse entre em contato conosco através da nossa página de contato ou através das nossas redes sociais.